O Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau 2024 (2024MIECF), organizado pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau, realizou hoje (dia 30) o “Dia Verde do Público”. Durante esse dia, as actividades atraíram a participação de muitos residentes, que puderam assim conhecer as mais recentes tecnologias e tendências de desenvolvimento de protecção ambiental através da plataforma verde do MIECF e colocar em prática os diversos comportamentos “verdes e de baixo carbono”, contribuindo colectivamente para o desenvolvimento futuro da cidade ecológica.
Incentivar a adesão do público à causa de redução de emissões de carbono
Nesta edição, o “Dia Verde do Público” volta a promover uma série de actividades de sensibilização e educação ambiental no recinto para ajudar o público a conhecer a função do MIECF como plataforma verde e para divulgar os princípios ecológicos, nomeadamente jogos no palco, tendas de jogos, workshops com temas ambientais, postos para inscrição no Programa de Pontos “Verdes” e um grande sorteio com prémios. Para além das actividades, a mascote da DSPA também marcou presença no recinto e esteve a interagir e a tirar fotografias com os visitantes, para divulgar os princípios de vida ecológico junto do público.
A entidade organizadora convidou várias escolas e associações para participar nas visitas guiadas, onde especialistas deram a conhecer aos participantes as informações relacionadas com o MIECF. Durante a sua participação nos workshops de temas ambientais, alguns residentes tiveram oportunidade de experimentar pessoalmente a “transformação de resíduos em tesouros”, incorporando a criatividade ecológica na vida quotidiana. Já segundo outros residentes que visitaram o MIECF, o conteúdo do evento pode servir de inspiração para adoptar um estilo de vida verde e de baixo carbono.
Realização de visitas técnicas para promover a troca de experiências e tecnologias na protecção ambiental
Com o objectivo de reforçar o intercâmbio sobre experiências e tecnologias de protecção ambiental, a entidade organizadora organizou, hoje de manhã, visitas técnicas às instalações de reciclagem de equipamentos electrónicos e eléctricos e às Zonas Ecológicas do Cotai, durante as quais os participantes do 2024MIECF tiveram oportunidade de conhecer os trabalhos de protecção ambiental desenvolvidos em Macau, assim como as noções de preservação do meio ambiente e as tecnologias inovadoras de protecção ambiental. As visitas contribuem para facilitar o intercâmbio e a cooperação sobre matérias ambientais.