O Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau 2023 (2023MIECF, na sigla inglesa),
evento organizado pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau, , realiza-se entre os dias 17
e 20 de Agosto (de quinta-feira a domingo) na Cotai Expo do The Venetian Macao, sob o tema “Iniciativas
Inovadoras para a Construção de uma Civilização Ecológica”.
O 2023MIECF procura expandir a eficácia dos comportamentos favoráveis à redução da emissão de carbono. Para o efeito, irá introduzir, pela primeira vez, o elemento do mecanismo “Tan Pu Hui” (um mecanismo para incentivar e recompensar comportamentos que emitem menor teor de carbono), com o intuito de incentivar o público a exercer actividades favoráveis à redução da emissão de carbono a título individual, por forma a articularem-se com a “Dupla Meta de Carbono” a nível nacional, bem como a promover em conjunto a transformação de Macau numa cidade ecológica adequada à habitação, à exploração de negócios e ao turismo.
O MIECF concretiza a emissão líquida zero de carbono
A última edição do MIECF constituiu a primeira exposição profissional que concretizou a “neutralidade de carbono” em Macau. Durante o decorrer do 2022MIECF, foram utilizados vários instrumentos desenvolvidos conjuntamente pela Associação de Comércio e Exposições de Macau e pela Faculdade de Energias e Ambiente da Universidade da Cidade de Hong Kong, nomeadamente calculadora da pegada de carbono, medição de dados de emissões de carbono, transacção de créditos de carbono, compensação da pegada de carbono, entre outros. Esse evento incentivou a indústria de convenções e exposições a estabelecer gradualmente um mecanismo de gestão das emissões de carbono e promoveu a transição das indústrias importantes de Macau para indústrias verdes e com baixa emissão de carbono, servindo assim de modelo de referência para o desenvolvimento verde de Macau.
Introdução pela primeira vez do elemento “Tan Pu Hui” para elevar a eficácia da redução da emissão de carbono
Com base nas experiências do ano passado, o 2023MIECF pretende alargar ainda mais a eficácia da redução de carbono, através da utilização do mini- programa “Green Macao”, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento de Baixo Carbono de Macau. Durante o evento, o público receberá prémios virtuais, após completar as tarefas de redução de carbono no referido mini programa, os quais poderão ser trocados por prémios no local da exposição, quando se tiver acumulado uma certa quantidade de prémios virtuais. A organização entende aproveitar tal mecanismo de orientação positiva para incentivar o público a exercer actividades favoráveis à redução de emissão, defendendo a criação dos conceitos de consumo e de vida em termos de baixo teor de carbono, de poupança de energia, de ecologia e de protecção ambiental. Assim se promove o desenvolvimento sustentável e a prática de acções ambientais na vida quotidiana.
Cumprimento de medidas ecológicas em prol do desenvolvimento verde de exposições
Paralelamente, a organização dará continuidade à implementação e promoção duma variedade de trabalhos dedicados à poupança de energia e à redução de emissões. Em termos concretos, em articulação com as “Instruções para a redução, o tratamento e a separação de resíduos de materiais resultantes de convenções e exposições”, a entidade organizadora seguirá activamente o conceito de organização de exposições ambientais, traduzido no cumprimento das medidas de restrição ao uso de plástico, na montagem ecológica e na disponibilização de serviços de autocarros eléctricos; irá continuar a promover as medidas verdes com emissão baixa de carbono na organização da exposição, como a desmaterialização de documentos e a reciclagem; bem como realizará actividades de incentivo como o “Plano de Bonificação de Tarifas de Electricidade Verde” e o “Prémio de Mostruário Verde”.
Duas zonas de exposição divulgam elementos de refeições ecológicas e de viagens verdes
Serão ainda criadas, no 2023MIECF, a “Zona de Exposição da Vida Verde” e a “Zona de Exposição de Projectos Verdes e de Baixo Carbono”, as quais se debruçam sobre vários elementos, como a vida, refeições e viagens verdes. Essas zonas irão permitir que todos os sectores da sociedade enriqueçam os seus conhecimentos sobre os desenvolvimentos mais recentes de projectos de protecção ambiental, promovendo a sensibilização ambiental, em prol de um futuro mais verde.
8 de Agosto de 2023