[Potenciar o papel de plataforma verde] 2023MIECF encerrado com êxito, cerca de 400 bolsas de contacto realizadas promovem a assinatura de 40 protocolos de cooperação
發佈時間:2023-08-20 17:34
  • 分享至:

Organizado pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau, o Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental 2023 (2023MIECF) foi encerrado hoje (dia 20) com êxito. Ao longo dos quatro dias, o evento acolheu cerca de 20 actividades organizadas por instituições especializadas, que incluíram fóruns, conferências e cinco sessões exclusivas de bolsas de contacto, promovidas pelo próprio MIECF. No total, foram realizadas cerca de 400 bolsas de contacto e assinados 40 protocolos de cooperação, permitindo a exploração contínua das oportunidades de negócio verdes.


O 2023MIECF é co-organizado pelos governos das províncias e regiões que integram o Pan-Delta do Rio das Pérolas, com a colaboração, enquanto entidades especiais de apoio, da Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China, do Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China, do Ministério da Indústria e Tecnologias da Informação da República Popular da China e do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da República Popular da China. A sua realização conta ainda com a coordenação do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) e da Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental (DSPA). Sob o tema principal “Iniciativas Inovadoras para a Construção de uma Civilização Ecológica”, a nova edição continua a desempenhar o papel da exposição profissional destinada a alcançar a “neutralidade de carbono”.


Reunião de especialistas e académicos do sector nacional e internacional no Fórum Verde

Na cerimónia de abertura, o 2023MIECF contou com a presença da Prof.ª Doutora Lan Hong, para apresentar, na qualidade de oradora principal convidada, o discurso principal intitulado “Aprofundar a Cooperação em Finanças Verdes para Alcançar Conjuntamente a Neutralidade de Carbono”. Além da qualidade de professora, a convidada é ainda Vice-Directora do Centro de Pesquisa em Finanças Ecológicas da Universidade Renmin da China, Vice-Directora da Filial de Finanças Verdes da Sociedade de Ciências Ambientais da China e Vice-Directora da Comissão dos Profissionais de Finanças Verdes da Associação Chinesa da Indústria de Protecção Ambiental.


Durante dois dias consecutivos, o Fórum Verde promoveu quatro sessões de debate temáticas, onde participaram, como oradores, mais de 30 especialistas, académicos e líderes de sectores relacionados com a protecção ambiental, provenientes do Interior da China, dos Países de Língua Portuguesa, dos países europeus, dos países do Sudeste Asiático, bem como das regiões de Hong Kong e de Macau. As suas intervenções promoveram debates e trocas de opiniões em torno de tópicos de vanguarda sobre o desenvolvimento sustentável e de baixo carbono, como “Turismo de Negócio e de Lazer”, “Inovação Verde”, “Tratamento Inovador da Poluição” e “Cooperação das Indústrias de Protecção Ambiental do Pan-Delta do Rio das Pérolas”, procurando contribuir para ajudar os sectores a conhecerem as últimas novidades internacionais sobre a protecção ambiental, aproveitar as oportunidades de desenvolvimento sustentável e avançar em conjunto para um futuro verde.


Actividades diversificadas para a exploração conjunta de oportunidades de negócios ambientais

A Mostra Verde desta edição ocupou uma área de mais de 10.000 metros quadrados e estabeleceu sete zonas de exposição com cerca de 500 stands. No total, mais de 400 expositores provenientes de diversos lugares participaram presencialmente, dos quais 40 são expositores estrangeiros. As áreas abrangidas incluem construção civil, finanças, restauração, transporte, recursos hídricos, tecnologias de conservação de energia e de protecção ambiental, gestão de resíduos, entre outros, com o objectivo de construir uma plataforma comercial verde que ajude a explorar oportunidades de negócio internacionais no domínio ambiental.


Na edição deste ano, o MIECF realizou cinco sessões exclusivas de bolsas de contacto, dedicadas a temas como cooperação em protecção ambiental entre os governos de Macau e de Hengqin, Países de Língua Portuguesa, contacto de projectos verdes sustentáveis, finanças verdes, sessões especiais para grandes empresas integradas de turismo e lazer. Através de contactos e encontros individuais, estas sessões promoveram a apresentação e a partilha de informações e oportunidades sobre projectos ambientais do sector nacional e internacional entre os participantes.


Durante o MIECF, tiveram ainda lugar outras acções paralelas, nomeadamente os três fóruns organizados pela iniciativa própria do sector ambiental, que decorreram simultaneamente em Macau e Hengqin sob o formato de “Um Evento, Dois Locais”. Além disso, a entidade organizadora também preparou visitas a Hengqin para os representantes da Região do Pan-Delta que participaram no MIECF.


Participantes do MIECF colhem resultados frutíferos

Um expositor local que se especializa no fabrico de produtos ecológicos conseguiu, graças à plataforma do MIECF, assinar protocolo de cooperação com uma empresa da Europa, prevendo a exportação e o desenvolvimento dos produtos ecológicos de Macau para o mercado internacional. Já um comprador profissional proveniente do Sudoeste Asiático aproveitou o MIECF para estabelecer contacto com cinco a seis empresas especializadas no tratamento de resíduos sólidos e de águas residuais, estando neste momento a planear a futura parceria. Outra empresa do Brasil que se dedica à produção de baterias e postos de carregamento obteve um melhor conhecimento das políticas preferenciais da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, através da participação no MIECF, mostrando forte interesse em estabelecer-se na referida zona. Por fim, um expositor de produtos ecológicos de Portugal obteve o interesse inicial de cooperação com várias empresas.


Dia Verde do Público oferece diversão para todos desfrutarem da vida verde

Os dois dias do fim-de-semana do 2023MIECF foram abertos gratuitamente ao público geral, enquanto o último dia (dia 20) foi dedicado ao “Dia Verde do Público”, que atraiu uma quantidade considerável do público. Os visitantes, ao participarem numa série de actividades de educação e promoção sobre a protecção ambiental, não só conheceram as informações e tecnologias ambientais mais recentes, mas também puderam sentir o ambiente verde e elevar a sua consciência ambiental, o que contribui para a sua adopção de um estilo de vida verde. Paralelamente, para reforçar o conhecimento dos participantes sobre as tecnologias ambientais mais recentes, a entidade organizadora organizou visitas técnicas às Zonas Ecológicas do Cotai e às instalações de recolha de dispositivos electrónicos e eléctricos para os participantes. 


Entrar nos bairros comunitários e potenciar o efeito multiplicador de “Convenções e Exposições + Turismo”

Com o objectivo de continuar a potenciar o efeito multiplicador da estratégia “Convenções e Exposições + Turismo”, o MIECF volta a organizar visitas aos estabelecimentos comerciais dos bairros comunitários para as empresas participantes., oferecendo oportunidades para que eles possam experimentar os ricos elementos culturais e turísticos de Macau e promover a imagem da cidade como destino ideal para visitar, investir e realizar actividades de convenções e exposições, beneficiando ainda os diferentes sectores e estimulando a economia comunitária. De acordo com alguns expositores, as visitas ajudam conhecer de forma mais íntima os valores culturais e históricos de Macau e, por essa razão, pretendem voltar com a família no futuro.

20 de Agosto de 2023