2017 MIECF Fórum Verde Principais oradores internacionais abordarão questões ambientais de grande importância
Comunicado
23 de Março de 2017
Terão lugar, no “Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau 2017” (2017MIECF, na sigla inglesa), oito sessões do Fórum Verde e uma sessão especial. Em congrega a participação de 50 oradores internacionais de renome, vindos de mais de 10 países e regiões e irão contribuir com as suas opiniões sobre o tema desta edição “Desenvolvimento Verde com Criatividade – Um Futuro Sustentável”. Nesta edição do MIECF realiza-se de novo, em colaboração com o Ministério da Protecção Ambiental da China, o fórum ambiental, evento focado em abordar algumas questões temáticas prioritárias em matéria de protecção ambiental, designadamente o planeamento ecológico e de protecção ambiental no âmbito do “13º Plano Quinquenal Nacional” e a “Uma Faixa, Uma Rota” na área ambiental, entre outros.
O MIECF 2017 realiza-se entre os dias 30 de Março e 1 de Abril, que vai este ano a caminho da sua 10.ª edição. Os oradores, que o Fórum Verde convidou, têm bastante experiência, tendo os temas com mais pontos chaves, no sentido de impulsionar nas regiões um intercâmbio recíproco dos temas de destaque nesta área, exercendo, de forma mais completa, a função do MIECF como plataforma de cooperação ambiental entre a Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas e os mercados internacionais – com destaque para o sector ambiental do Interior da China, da União Europeia e dos Países de Língua Portuguesa. Os oradores têm, assim, um efeito importante para o incentivo mútuo em termos de protecção ambiental.
O segundo dia do programa (dia 31 de Março) é mais significativo do Fórum Verde. Além de ter a sessão especial denominada “Utilização da inovação ambiental servindo como força motriz crucial para o desenvolvimento sustentável”, moderada pelo convidado, Sr. Achim Steiner, serão realizadas todo o dia seis sessões do Fórum Verde e convidados várias entidades para discursarem sobre os diversos temas relevantes nesta área. A sessão intitulada “The Blueprint for Innovative Green Development”, que se realiza na manhã de 31, é co-organizada pelo MIECF com o Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Ministério de Protecção Ambiental do Estado depois de ter sido efectuado o MIECF 2014. Vários especialistas do Ministério de Protecção Ambiental da China vão abordar temas da actualidade, no que diz respeito ao desenvolvimento nacional de inovação ecológica. Este abrange o planeamento ecológico e da protecção ambiental no âmbito do “13º Plano Quinquenal Nacional” e a “Uma Faixa, Uma Rota” na área ambiental. Os especialistas vão ainda debater temas relacionados com a protecção ambiental e as estratégias de energias recicláveis, e os casos de sucesso do desenvolvimento verde inovador, entre outros pontos de destaque. Esta sessão terá como orador Tao Xiaosong, Chefe de divisão do Gabinete Geral do Ministério de Protecção Ambiental da República Popular da China, que irá falar sobre “Circunstâncias de Protecção Ambiental da China e Orientação para os Trabalhos Globais”. O painel contará também com a presença dos seguintes oradores: Wang Fei, Oficial vice director da Direcção dos Serviços do Planeamento Financeiro do Ministério de Protecção Ambiental da República Popular da China; Lu Ben, Investigador da Direcção dos Serviços das Ciências, da Tecnologia e da Normalização do Ministério de Protecção Ambiental da República Popular da China; Li Haiying, Chefe de divisão do Secretariado do Conselho Chinês para a Cooperação Internacional nos Domínios do Ambiente e do Desenvolvimento; Shi Feng, Vice-chefe de divisão do Departamento de Intercâmbio Técnico do Centro de Cooperação de Protecção Ambiental China-ASEAN; Dong Lin, Vice-chefe engenheiro/investigador do Instituto das Ciências Ambientais do Sul da China do Ministério de Protecção Ambiental da República Popular da China, entre outros. E também terá como moderador Wang Zhi Shi, Presidente do Instituto de Investigação Ambiental de Macau da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau.
Em paralelo com a conferência acima mencionada, a outra sessão intitulada “The Ways to Drive Higher Performance in Green Buildings” terá como objectivo abordar os temas sobre as tecnologias de ponta e estratégias inovadoras para a construção verde com baixo consumo de energia e sobre o programa de construções verdes da indústria manufactureira, do Governo e do sector hoteleiro. Com um orador experiente e notável, o MIECF tem a honra de convidar, nesta sessão, o Director para o Ambiente da Região Administrativa Especial de Hong Kong, Wong Kam-Sing, para discursar sobre o tema “Plano de Acção Climática de Hong Kong 2030+ (Hong Kong’s Climate Action Plan 2030+): Mudanças Climáticas e Construções Verdes”. A ideia é trocar, com os intervenientes, ideias sobre as políticas ambientais de Hong Kong e as suas experiências valiosas. Esta sessão é moderada pelo Chefe do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Macau, Kou Kun Pang.
No mesmo dia, a outra sessão denominada “Sustainable Coastal Management, Climate Adaptation and Resilience of Cities” foca-se no estudo sobre as mudanças climáticas a ser aplicadas em situações reais, recorrendo a tecnologias inovadoras, às relações entre parceiros estratégicos, medidas de incentivo e à coordenação e cooperação, entre outros elementos de suporte. Foi também convidada pelo MIECF outra personagem relevante como orador convidado deste evento. O Prof. Ouyang Zhiyun, Vice-chefe do Centro de Pesquisa para Ciências Eco-Ambientais da Academia Chinesa de Ciências, irá debater a gestão integrada de ecossistemas nas zonas costeiras, com o seu pensamento inovador, planeando debater os desafios que enfrentou. A sessão terá como moderador Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente de Portugal.
Na sessão intitulada “Maximizing Energy Saving in Buildings – Efficiency and Assessment” será uma partilha de casos com todos os intervenientes sob forma de um Workshop interactivo. O orador irá fornecer alguns casos de referência, para que efectuem, em conjunto, a abordagem sobre a construção sustentável da alta eficiência energética e as tecnologias avançadas para redução do custo energético de construção. Irão também apresentar os critérios de avaliação de construções amigas do ambiente na China e os processos de certificação de construções para os edifícios em Macau. O MIECF convidou Anthony Watanabe, Director Gerente de Asia Clean Innovations para moderador desta sessão.
Para todos os anos, são convidados pelo MIECF muitos especialistas, estudiosos, decisores de políticas ambientais e dirigentes de empresas multinacionais, provenientes de todo o mundo, para proferirem as palavras relacionados com o tema de cada ano do evento. Nas passadas nove edições do MIECF tiveram lugar mais de 60 sessões do Fórum Verde, com vários temas específicos, que abrangiam diferentes domínios, nomeadamente fonte energética, indústria de baixo carbono, planeamento urbano, transportes verdes, construção verde, desenvolvimento sustentável da indústria de turismo, gestão de águas residuais e de resíduos sólidos, poluição atmosférica e mudanças climáticas, entre outros. Através de discursos de relevo ao longo dos últimos anos, o Fórum Verde já foi reconhecido internacionalmente como um fórum profissional e com alto nível de qualidade, atraindo cada vez participantes. Demonstra, ainda, a eficácia do MIECF como plataforma de intercâmbio internacional para as tecnologias ambientais a nível regional e a cooperação industrial.
Para mais informações sobre o conteúdo acima mencionado, todos os cidadãos são bem-vindos a navegar na página oficial do MIECF (http://www.macaomiecf.com/miecf2017) ou a ligar para o número de telefone , +853-87989675.
Oradores internacionalmente reconhecidos reunidos no MIECF 2016.