Home > Media Center > Press Releases

(Portuguese)Informações adicionais para o Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau 2019 (MIECF 2019)

 

Fórum Verde

Nos dias 28 e 29 de Março serão realizados um total de oito fóruns dedicados à protecção ambiental e ainda uma sessão especial. Os fóruns serão subordinados aos seguintes temas: “Sessão I: Novas Oportunidades da Baía Ecológica – Construção de Cidades Movidas a Energias Limpas”, “Sessão II: Mesa-redonda das Empresas Pioneiras na Área Ecológica – Inovação Corporativa”, “Sessão III: Mesa-redonda das Empresas Pioneiras na Área Ecológica – Investimentos Sustentáveis”, “Sessão IV: Rumo à Civilização Ecológica”, “Sessão V: Desempenhar o Papel de Macau enquanto Plataforma, Dar Apoio ao Desenvolvimento da Grande Baía com Finanças Sustentáveis”, “Sessão VI: Soluções para um Desenvolvimento Sustentável – Água Limpa”, “Sessão VII: Fórum Química Verde – Soluções para a poluição dos mares causada pelos resíduos plásticos”, e “Sessão VIII: Sessão da Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas”. Além destes, será organizada a “Sessão Especial de Debate Temático com Orador: Perspectivas de Michael Liebreich sobre a Indústria”.

 

l Orador Principal

A organização do MIECF convidou este ano como orador principal o fundador da New Energy Finance, antigo presidente e membro sénior do Conselho Consultivo da Bloomberg New Energy Finance e presidente e director-executivo da Liebreich Associates, Michael Liebreich, que irá proferir um discurso na cerimónia de abertura do evento, voltado para formas como a Economia Verde e a actualização da indústria poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade. Irá também apresentar as suas perspectivas acerca do tema “As Novas Tendências da Indústria Ambiental” na sessão especial, marcada para o dia 29 de Março, que terá como moderador o vice-presidente do Conselho Consultivo do Ambiente e director do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Macau, Kou Kun Pang.

 

Michael Liebreich exerce funções em vários conselhos consultivos, como o do Fundo Mundial para a Natureza (Suíça), do centro para a economia verde e investimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e do mestrado do Imperial College London em Alterações Climáticas, Gestão e Financiamento. Fez parte de um grupo de consultores seniores da iniciativa Energia Sustentável para Todos, lançada no seio das Nações Unidas e trabalhou para conselhos da agenda global para energias e arquitectura sustentáveis do Fórum Económico Mundial.

 

l Dia de Cooperação Empresarial na área Ambiental e Fórum Verde

O Dia de Cooperação Empresarial na área Ambiental realiza-se dia 28 de Março (Quinta-feira), às 14h30, na sala Sicily do Venetian Macao, onde serão organizados vários fóruns e sessões de intercâmbio que abrem as portas a oportunidades comerciais. A primeira sessão será ocupada pelo fórum subordinado ao tema “Novas oportunidades da ‘Grande Baía Ecológica’ – Construir as cidades com energia limpa”, contando com debates temáticos e discussão. Serão oradores convidados, para partilharem os seus conhecimentos em termos de políticas ambientais e tendências de desenvolvimento das diversas regiões, o director-geral para o meio ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Ministério de Coordenação para Assuntos Económicos de Timor-Leste, João Carlos Soares, o director do Departamento do Ambiente do Governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong, Wong Kam Sing, o vice-presidente da Comissão Provincial para o Desenvolvimento e Reforma de Guangdong e director da Agência Provincial de Energia de Guangdong, Wu Daowen, o coordenador do Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético do Governo da RAEM, Hoi Chi Leong, e o inspector-adjunto da Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia de Pequim, Zhang Hong.

 

Já o presidente e fundador da Associação para a Protecção Ambiental Industrial de Macau, António Trindade, irá assumir a função de moderador na sessão do fórum em que serão abordados temas como a cooperação inovadora nas áreas da energia sustentável, redes eléctricas inteligentes, concretização dos frutos da inovação e da tecnologia eléctrica e desenvolvimento da Economia Verde. Os convidados serão, designadamente, o director-geral adjunto da Guangdong Energy Group, Li Mingliang, o assessor principal da Comissão Executiva da Companhia de Electricidade de Macau, Benjamin Yue, a presidente da Green Finance Holdings, Wu Liyang, a vice-presidente sénior e directora de sustentabilidade da Melco Resorts, Denise Chen, e a assistente sénior do director da Empresa de Gestão do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa, Zhang Ruiyang.

 

l Sessão II & III: Mesa-redonda das Empresas Pioneiras na Área Ecológica

Esta sessão está marcada para a tarde do dia 28 de Março, na sala Florence 2201-2302 e desdobra-se em dois debates: “Inovação Corporativa” e “Investimentos Sustentáveis”, para aos quais serão convidados empresários, que partilharão as suas opiniões, respectivas experiências, e perspectivas sobre o desenvolvimento sustentável. Simultaneamente, abordarão com profundidade as questões da protecção ambiental do ponto de vista empresarial.

 

l Sessão IV: Rumo à Civilização Ecológica

Esta sessão, cujo título se articula com o tema da edição de 2019, é mais uma vez co-organizada pela entidade organizadora da MIECF e o Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Ministério da Ecologia e do Ambiente. Decorrerá na sala Sicily 2401-2502, na manhã do dia 29 de Março e visa descrever como as medidas rumo a uma civilização ecológica irão beneficiar a sociedade, tendo sido tomadas para concretizar o desenvolvimento sustentável, divulgando, através da análise de casos, a importância de dar prioridade à ecologia para os diversos interessados. Será orador o chefe do Gabinete Geral do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente, Cao Jinqing, que descreverá o que se pode aprender com o pensamento de protecção ecológica de Guan Zhong do antigo estado Qi. A sessão conta ainda com a presença de outros oradores como o subchefe do Gabinete Central de Supervisão de Protecção de Ecologia e Ambiente do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente, Xing Changcheng, a chefe do Departamento da Ecologia de Água e do Ambiente, Li Weizhen, e o subchefe do Departamento de Resíduos Sólidos e Químicos, Sun Shaofeng. Os especialistas referidos irão apresentar as suas preciosas experiências e perspectivas profissionais em torno do efeito da protecção e da supervisão do ambiente ecológico por parte do Governo Central, das políticas e de casos no âmbito da gestão da ecologia da água e do ambiente da China, e das políticas e acções de protecção do ambiente ecológico marinho no país, bem como dos trabalhos de gestão dos resíduos sólidos, entre outros. A moderação fica a cargo do consultor da Universidade de Macau na área da recuperação do meio ambiente e arborização, Leong Kun Fong.

 

l Sessão V: Desempenhar o Papel de Macau enquanto Plataforma, Dar Apoio ao Desenvolvimento da Grande Baía com Finanças Sustentáveis

A sessão V irá decorrer na sala Florence 2201-2302, na manhã do segundo dia (29 de Março) do evento, sendo co-organizada pela Autoridade Monetária de Macau. A iniciativa destina-se a abordar a direcção que tem sido dada ao desenvolvimento das finanças sustentáveis na China interior, a promoção simultânea de Macau como “Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa” e de Economia Verde, a inovação e estrutura de funcionamento desse tipo de economia e os instrumentos inovadores que detém. Estarão presentes o subdirector do Instituto de Finanças do Banco Popular da China, Mo Wan Gui, que irá apresentar, de um ponto de vista profissional, as suas perspectivas em torno do potencial e direcção de desenvolvimento futuro da Economia Verde na China.

 

Na primeira parte, que tem por tema “Situação actual do ponto de vista macro e potencialidades de desenvolvimento da Economia Verde”, serão convidados como oradores o director da Autoridade de Supervisão Financeira da Província de Guangdong, He Xiaojun, o director da Autoridade de Supervisão Financeira da Província de Guangdong, o Sr. Yang Yiming, o fundador e vice-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano da China, Zheng Xiaoping, e o professor visitante de Finanças do Banco Nacional Ultramarino e director da Academia Ásia-Pacífico de Economia e Gestão, Jacky Yuk Chow So. A segunda parte, intitulada “Instrumentos Inovadores da Economia Verde”, também contará com a presença de vários oradores, como o director-executivo da Climate Bonds Initiative, Sean Kidney, o director do Centro de Intercâmbio de Ciência e Tecnologia de Xangai, Wang Zhen, e o professor de estudos em Economia Verde da Universidade Renmin da China, Zhu Da.

 

l Sessão VI: Soluções para um Desenvolvimento Sustentável – Água Limpa

Decorrerá na sala Sicily 2401-2502, na manhã do dia 29 de Março. Para a presente sessão serão convidados fornecedores de tecnologia e especialistas da área para apresentar as suas perspectivas em torno do desenvolvimento sustentável e ecológico, em particular acerca das soluções para a poluição de águas urbanas. Os oradores especialistas da sessão serão: o director do Instituto de Engenharia Ambiental e Gestão da Escola de Pós-Graduação em Shenzhen da Universidade Tsinghua, Guan Yuntao, o engenheiro (obras de tratamento de águas residuais) do Departamento dos Serviços de Drenagem do Governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong, Walter W.Y. Leung, o subdirector da Direcção de Ecologia e Meio Ambiente do Município de Pequim, Zhang Yingjian, o director-geral da Ecoserviços em Macau, Rui Cernadas, o subdirector da Direcção dos Serviços de Água do Município de Guangzhou, Li Ming, e o director-técnico da DeSaH BV, Brendo Meulman. O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, responsabilizar-se-á pela moderação.

 

l Sessão VII: Fórum Química Verde – Soluções para a poluição dos mares causada pelos resíduos plásticos

Terá lugar na sala Florence 2201-2302, na tarde do dia 29 de Março, e será co-organizada pela Associação de Petróleo e Indústria Química da China, e pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau e pelos Serviços de Protecção Ambiental de Macau, contando com a coordenação da Direcção dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água, da Macau Society of Oceanography e da Associação das Empresas Chinesas de Macau. Para o evento serão convidados oradores provenientes da China, Inglaterra e Macau para abordar a poluição causada pelo plástico nos oceanos, incluindo uma introdução com a descrição da situação actual desse tipo de poluição e a discussão sobre o modo de prevenção e redução desses materiais poluentes no mar na Grande Baía.

 

l Sessão VIII: Sessão da Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas

Será realizada na sala Sicily 2401-2502, na tarde do dia 29 de Março, e a primeira parte conta com o testemunho do presidente da Sociedade para as Ciências Ambientais da Província de Sichuan, Jiang Xiaoting, relativamente a um intercâmbio feito pela delegação da Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas durante uma visita à Europa. Já na segunda parte da sessão, o secretário-geral adjunto da Associação da Indústria de Protecção Ambiental da China, Huang Binhui, irá descrever o desenvolvimento do sector da protecção ambiental do país. A terceira parte inclui o “Fórum das Empresas Pioneiras da Protecção Ambiental da Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas – Criar valor sustentável através da civilização ecológica”.

 

Disponibilização de reconhecimento profissional para a elevação do profissionalismo do fórum

O MIECF desta edição irá pedir o reconhecimento profissional para todos os fóruns e conceder aos participantes os certificados reconhecidos nos respectivos âmbitos, de forma a fazer um uso mais eficaz do papel do MIECF enquanto plataforma de partilha de conhecimentos profissionais.

 

“Dia Verde do Público”

No último dia do MIECF 2019 (30 de Março), a “Mostra Verde” está aberta ao público com acesso gratuito para que conheçam e participem neste evento com carácter internacional que promove a ideia de protecção ambiental e de construção de uma sociedade de baixo carbono. Está prevista a realização de uma série das actividades in loco como sorteios, visitas guiadas e workshops sobre protecção ambiental, jogos para a família, programa de pontos de educação ambiental, uma exposição sobre a redução de resíduos e uma área de exibição de artigos reciclados, sendo proporcionadas também visitas guiadas a instituições de ensino locais (incluindo as universidades e escolas de ensino primário e secundário) de modo a divulgar informações relativas à protecção ambiental.

 

Visita técnica

O organizador planeia organizar ainda, este ano, visitas técnicas para os convidados aos locais de reciclagem e tratamento de resíduos electrónicos, à Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau e aos postos fronteiriços, de modo a adquirirem um conhecimento mais aprofundado dos trabalhos e infra-estruturas relacionados com a protecção ambiental. No último dia do evento (30 de Março), todos os participantes, incluindo o público, terão a oportunidade de visitar os locais de reciclagem e tratamento de resíduos electrónicos em Macau.

 

Organização de visita de empresários participantes a Zhuhai

No intuito de elevar ainda mais o impacto do MIECF 2019, de fazer uso das vantagens do evento como plataforma e intensificar a cooperação na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, bem como destacar o tema geral desta edição, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau planeia a realização de uma visita técnica a projectos de protecção ambiental no Município de Zhuhai, a 30 de Março, destinada aos empresários que participem no MIECF 2019, em particular àqueles oriundos dos países de língua portuguesa e da Europa, juntamente com os representantes das indústrias locais de protecção ambiental.

 

O Passe de Convenções e Exposições de Macau dá-lhe acesso às quatro convenções e exposições

Após uma fase experimental de dois anos, agora os visitantes que acedam ao site https://mice.ipim.gov.mo/ e preencham devidamente os dados pessoais, podem requerer um Pass, que lhes confere acesso às quatro actividades de convenções e exposições organizadas ou coordenadas pelo IPIM (incluindo o Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau, a Exposição de Franquia de Macau, a Feira Internacional de Macau e a Exposição de Produtos e Serviços os Países de Língua Portuguesa).

 

Transporte

A fim de incentivar o transporte ecológico, a organização terá à disposição dos visitantes serviços de autocarros gratuitos entre o recinto, localizado no Venetian Macao, e diversas zonas da cidade, nomeadamente a partir da Rua do Dr. Pedro José Lobo (Macau Square); Avenida do Conselheiro Ferreira de Almeida (perto da paragem de autocarro do Edifício Pak Wai); Zona de cargas e descargas do Mercado de Iao Hon (perto do Edifício Mei Lin Bloco IV); e Rua de Seng Tou (perto do Urbanização Jardim Nova Taipa Block21). Os autocarros que partem dos pontos de paragem estão disponíveis das 9h30 às 16h15 (para o trajecto de Taipa) e das 9h00 às 15h45 (para os outros trajectos), enquanto o horário dos autocarros com partida do recinto é das 11h15 às 18h45 (para todos os trajectos), e partem a cada 45 minutos. Além disso, é estabelecida uma zona de estacionamento no Pavilhão D do evento, e os lugares de estacionamento são limitados e atribuídos pela ordem de chegada.

 

Prestação de serviço gratuito de Wi-Fi pelo MIECF

A fim de facilitar o intercâmbio e a comunicação online dentro e fora do recinto entre os expositores do MIECF 2019, será disponibilizado Wi-Fi gratuito durante todo o evento. Terá acesso à Internet sempre que seja detectada a rede “2019MIECF” na sua lista de Wi-Fi. Em simultâneo, os empresários podem visitar a página oficial da “Plataforma de Serviços das Bolsas de Contactos Online” (http://bm.ipim.gov.mo/), a cargo do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, como meio de procura de projectos de cooperação na área ambiental e para melhor entenderem os objectivos de potenciais parceiros de negócios.