(Portuguese)“Dia Verde do Público” promove protecção ambiental junto da população de forma divertida
O Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau 2018 (MIECF, na sigla inglesa), desempenha o papel de plataforma internacional para o intercâmbio e procura de oportunidades de negócio por parte da indústria de protecção ambiental, mas também promove a consciencialização ambiental junto do público em geral, através do “Dia Verde do Público”, a decorrer no último dia do evento (14 de Abril), abrindo as portas a todos os interessados, para que visitem a “Mostra Verde”.
Durante o “Dia Verde do Público”, está prevista a realização de vários workshops ligados à protecção ambiental e, através do apoio de um monitor, os visitantes podem aprender como reutilizar produtos obsoletos para a criação de artigos de decoração e outros objectos práticos. Ao longo desse dia, vão decorrer ainda vários sorteios, com os participantes a terem a oportunidade de ganhar cartões porta-moedas electrónicos com um pré-depósito de 50 patacas, desenhados pela Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental (DSPA).
No recinto do MIECF 2018, serão também disponibilizados jogos para as famílias, informação sobre a redução de resíduos e áreas de exposição de artigos reciclados. A mascote da DSPA vai marcar presença no “Dia Verde do Público” e estará disponível para tirar fotos com todos os interessados.
Além disso, serão também organizadas visitas guiadas – destinadas a instituições de ensino – universidades e escolas secundárias e primárias – visando promover o MIECF e o conteúdo das respectivas áreas de exposição, de forma a permitir que os estudantes compreendam melhor o evento e haja uma maior consciencialização sobre a importância da protecção ambiental.
Vai estar igualmente disponível um quiosque electrónico, no âmbito do “Programa de Pontos Verdes”, e quem aderir ao programa no recinto do MIECF, poderá obter um bónus imediato de 50 “pontos verdes”. Além disso, quem já for membro e fizer “login” no quiosque electrónico localizado no recinto, também terá direito a 50 “pontos verdes” de bónus, apenas disponível para residentes de Macau, e apenas pode ser usufruído uma única vez.
Em paralelo com as actividades disponíveis no âmbito do “Dia do Público Verde”, o último dia do MIECF continua a contar com a “Mostra Verde” e sessões de bolsas de contacto no âmbito de matéria ambiental, de forma a permitir o intercâmbio com expositores e a procura de oportunidades de negócio.
A fim de incentivar o transporte ecológico e permitir um acesso conveniente da população ao recinto do MIECF 2018 durante o “Dia Verde do Público”, a organização terá à disposição dos visitantes serviços de autocarros gratuitos entre o recinto, localizado no Venetian Macao, e diversas zonas das cidade, num total de quatro rotas, nomeadamente a partir de: Avenida Doutor Mário Soares (paragem de táxis); Avenida do Conselheiro Ferreira de Almeida (no lado oposto ao parque de estacionamento Pak Wai); Mercado de Iao Hon (no lado oposto ao Parque de Iao Hon, junto do centro comercial de produtos informáticos iSquare); e Avenida de Guimarães (do lado aposto ao Parque Central da Taipa, junto ao complexo residencial Nova Taipa). Os autocarros partem a cada 45 minutos, a partir das 9h00 horas ou 9h30 horas (conforme a zona da cidade) e até às 18h45 horas.
Também é possível deslocar-se até ao recinto do MIECF utilizando viatura própria, visto que será disponibilizada uma área de estacionamento gratuito junto do recinto do evento, no Pavilhão D do Centro de Convenções e Exposições do Venetian Macao. No entanto, devido ao número limitado de lugares disponíveis, a admissão será feita por ordem de chegada. Os condutores em viatura própria devem carimbar o ingresso junto da recepção do “Dia Verde do Público” para poderem usufruir do estacionamento gratuito.
Para mais informações, por favor visite a página electrónica do MIECF: www.macaomiecf.com/miecf2018.
Poster de promoção do “Dia Verde do Público”