Home > Media Center > Press Releases

(Portuguese) Informações suplementares sobre o “Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau 2018” (MIECF 2018)

Fórum Verde

O “Fórum Verde” decorre entre os dias 12 e 13 de Abril, contando com um total de seis sessões regulares e uma sessão especial. Estas terão como temas, respectivamente: “Economia Verde – Turismo Sustentável”; “Novo Modelo na Indústria de MICE sob o Modelo de Cidades Sustentáveis”; “Cidades Sustentáveis e Resilientes: Principais Desafios e Oportunidades”; ““Inovação Financeira Verde e Desenvolvimento Sustentável”, sessão co-organizada com a Autoridade Monetária de Macau; sessão especial subordinada ao tema “Construir Cidades Sustentáveis para o Futuro”, com a oradora principal do MIECF 2018, Christiana Figueres; “Fórum Químico Verde – Controlo e Tratamento de Poluição de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) na Indústria Petroquímica”; e “Sessão sobre a Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas”.

 

  • Oradora principal

Este ano, a organização convidou a reconhecida especialista internacional em alterações climáticas Christiana Figueres como oradora principal do evento, a quem caberá a intervenção fundamental, subordinada ao tema global do MIECF 2018 – “Construir Cidades Sustentáveis para uma Economia Verde Inclusiva”. Christiana Figueres foi, entre 2010 e 2016, secretária executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC, na sigla inglesa), tendo sido também fundadora e directora do Centro para o Desenvolvimento Sustentável para as Américas (CSDA, na sigla inglesa), bem como directora da iniciativa Energias Renováveis para as Américas (REIA, sigla inglesa). Actualmente, é vice-presidente da “Global Covenant of Mayors for Climate and Energy”, fazendo ainda parte da direcção da Fundação ClimateWorks. Foi nomeada “Líder para o Combate às Alterações Climáticas” pelo Banco Mundial, sendo também investigadora principal da Conservation International e coordenadora da iniciativa Mission 2020.

 

  • Sessão sobre “Cidades Sustentáveis e Resilientes: Principais Desafios e Oportunidades”

A sessão subordinada ao tema “Cidades Sustentáveis e Resilientes: Principais Desafios e Oportunidades”, decorre no dia 13 de Abril de manhã, sendo dividida em duas partes. A primeira parte, sob o título “Do Design à Realidade: Estudo de Casos de Exploração de Cidades Sustentáveis” irá focar-se em estratégias e medidas visando promover o desenvolvimento e a resiliência nas cidades sustentáveis e abordar os desafios a enfrentar durante a respectiva implementação.

 

O subchefe de Divisão do Ministério da Ecologia e Ambiente da República Popular da China, Li Jun, será o orador principal deste painel. Os outros intervenientes serão: o Professor Dong Ke, director do Instituto de Investigação sobre Cidades Sustentáveis da Academia Chinesa de Planeamento e Design Urbano, que irá partilhar a sua opinião profissional sobre vários estudos e projectos no campo do planeamento urbano verde; a Professora Ellen van Bueren, professora de gestão do desenvolvimento urbano da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, que irá abordar a experiência do seu país no âmbito da implementação de soluções integradas para a área urbana; e o Professor John Thwaites, da Universidade de Monash, na Austrália, que irá fazer uma apresentação sob o tema “Água, Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e o Futuro das Cidades”. A secretária-geral do Ministério do Ambiente de Portugal, Alexandra Ferreira de Carvalho, será a moderadora deste painel.

 

A segunda parte da sessão terá como tema “Relação entre Edifícios Verdes e Cidades Sustentáveis”, cujo orador principal é o director do Centro de Investigação para as Ciências Eco-Ambientais da Academia Chinesa de Ciências, Ouyang Zhiyun. Outros oradores incluem: Mark Ginsberg, membro sénior do Conselho para a Construção Verde dos Estados Unidos, que irá efectuar uma apresentação sobre como o sistema LEED e a plataforma Arc podem servir de ferramentas para medição do desempenho energético de edifícios e cidades; o Professor Manuel Duarte Pinheiro, do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa, em Portugal, que irá abordar as oportunidades geradas pela construção de edifícios verdes no âmbito da promoção de cidades sustentáveis, apresentando abordagens e exemplos vindos de Portugal; e ainda Tony Ip, membro da Faculdade de Construção Verde do Conselho para a Construção Verde de Hong Kong, que irá falar sobre bairros verdes em contextos de alta densidade e construção em altura. O moderador do painel será o Professor Wong Seng Fat, Professor Assistente do Departamento de Engenharia Electromecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Macau.

 

  • Sessão sobre “Inovação Financeira Verde e Desenvolvimento Sustentável”

Durante a manhã do segundo dia (13 de Abril), realiza-se a sessão sobre “Inovação Financeira Verde e Desenvolvimento Sustentável”, fruto de uma parceria entre os organizadores do MIECF e a Autoridade Monetária de Macau. Durante esta sessão, serão abordados tópicos como: experiências sobre o estabelecimento de iniciativas ligadas às finanças verdes para a promoção do desenvolvimento de cidades sustentáveis; a procura por ferramentas de financiamento para apoiar investimentos “verdes” de escala internacional e as fronteiras do conceito de finanças verdes; medidas e políticas para o desenvolvimento de um sistema de finanças verdes; e a estratégia e medidas para a promoção do desenvolvimento do sector das finanças verdes de Macau.

 

Os organizadores desta sessão têm a honra de contar com a participação de Ma Jun, um especialista de topo a nível internacional na área das finanças verdes, como orador principal, que é presidente do Comité de Finanças Verdes da Sociedade Chinesa para Finanças e Banca, director do Centro para Finanças e Desenvolvimento do Instituto Nacional para a Investigação Financeira da Universidade de Tsinghua e co-presidente do Grupo de Estudo sobre Finanças Verdes do G20. A sua participação no “Fórum Verde” irá, sem dúvida, enriquecer o evento, ajudando a elevar ainda mais a importância do Fórum.

 

A sessão será moderada pelo director executivo do Conselho de Administração da Autoridade Monetária de Macau, Vong Lap Fong. O painel contará também com a presença de diversos oradores de relevo, nomeadamente, o consultor do Conselho de Administração do Banco de Portugal, José Agostinho de Matos, presidente da Sucursal de Guangzhou do Banco Popular da China, Wang Jingwu, presidente da Associação de Bancos de Macau, Li Guang, e ainda o vice-director-geral da Administração Municipal para os Assuntos Financeiros de Pequim, Zhang Youlin, que irão partilhar opiniões no âmbito das finanças verdes.

 

  • Sessão sobre a Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas

A “Sessão sobre a Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas”, que visa aprofundar a cooperação e desenvolvimento ambiental no âmbito da referida Região, será dividida em três partes. Durante a primeira parte, o presidente da Sociedade Científica Ambiental da Província de Sichuan, Jiang Xiaoting,  irá efectuar uma apresentação sobre os resultados de uma deslocação recente de uma delegação empresarial de representantes da Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas a Portugal e à Alemanha, cujo objectivo foi recolher mais informações sobre as respectivas indústrias verdes daqueles países.

 

Durante o segundo segmento da sessão, representantes da Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas e da Europa irão abordar temas relacionados com a indústria de protecção ambiental e a aplicação de tecnologias verdes em vários países e regiões, apresentando alguns casos práticos.

Por fim, a terceira parte da sessão será constituída por um conjunto de debates promovido pela Associação da Indústria de Protecção Ambiental da Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas, focado no conceito de “Cidade Sustentável”, em ligação com o tema global deste ano do MIECF. Aqui serão discutidos o desenvolvimento, vantagens e necessidades da indústria de protecção ambiental da Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas em diversas áreas de acção.

 

  • Certificação profissional eleva qualidade do evento

A organização solicitou a certificação profissional das sessões do “Fórum Verde” e vai emitir certificados na respectiva área aos participantes, visando assim elevar a função do MIECF enquanto plataforma para a partilha de conhecimentos profissionais.

 

Dia de Cooperação Empresarial Verde

Durante a tarde do primeiro dia (12 de Abril) do MIECF 2018, realiza-se o “Dia de Cooperação Empresarial Verde”, o qual inclui duas partes, nomeadamente um “Fórum Empresarial Verde” com duas sessões, e uma cerimónia de assinatura de protocolos. O Fórum terá início pelas 14h30 horas, no Sicily Room 2401-2502 do Venetian Macao Resort Hotel, tendo como objectivo promover o intercâmbio e cooperação na área ambiental a nível governamental, da indústria, academia e sector da investigação, nomadamente entre Macau, a Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas, outras áreas do interior da China e o exterior. A primeira sessão terá como tema “Economia Verde – Turismo Sustentável”, sendo a segunda sessão subordinada ao tema “Novo Modelo na Indústria de MICE sob o Modelo de Cidades Sustentáveis”. Posteriormente, no Pavilhão A do Venetian Macao Resort Hotel, a partir das 17h30 horas, decorrerá uma cerimónia de assinatura de protocolos, durante a qual serão celebrados diversos acordos referentes a projectos de cooperação ligados à indústria de protecção ambiental.

 

Dia Verde do Público

O MIECF estará aberto ao público no último dia do evento (14 de Abril), de forma gratuita, permitindo aos cidadãos visitar a “Mostra Verde”, de forma a conhecerem melhor e poderem participar neste certame internacional. Por outro lado, a iniciativa visa promover estilos de vida amigos do ambiente e de baixo teor de carbono. Haverá uma série de actividades ligadas à protecção ambiental, incluindo sorteios, oficinas e jogos para famílias. Também serão organizadas visitas guiadas – destinadas a instituições de ensino de Macau (universidades e escolas secundárias e primárias) – visando promover junto dos jovens mensagens sobre a importância de promover a preservação ambiental.

 

Visitas técnicas

A organização vai promover duas visitas de carácter técnico destinadas a visitantes profissionais. Uma das visitas será a unidades de reciclagem e tratamento de resíduos electrónicos no âmbito do “Plano de Reciclagem de Equipamentos de Informática e de Comunicação”. A outra visita será ao complexo “City of Dreams Macau”, cujos três hotéis receberam respectivamente o galardão de ouro no âmbito da edição de 2015 do Prémio Hotel Verde Macau. Através da visita às áreas ligadas à protecção ambiental de cada um destes hotéis, os participantes poderão obter um conhecimento mais aprofundado sobre as melhores práticas de gestão ambiental no seio do sector hoteleiro.

 

Visita guiada a Jiangmen para expositores no MIECF 2018

Com o intuito de alargar os benefícios oferecidos aos participantes no MIECF 2018 e potenciar o papel de plataforma do evento – bem como aprofundar a cooperação no âmbito da construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau –, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau irá organizar, com a Autoridade Monetária de Macau, uma visita guiada à cidade de Jiangmen, na Província de Guangdong, durante o dia 14 de Abril (terceiro dia do evento). A visita destina-se a participantes no MIECF 2018, em particular àqueles provenientes da Europa, bem como a representantes da indústria de protecção ambiental e do sector financeiro locais.

 

Wi-Fi gratuito disponível no recinto do MIECF

De forma a facilitar a interacção digital entre os participantes no MIECF 2018, bem como as respectivas comunicações, serão disponibilizados, durante o evento, serviços de acesso gratuito à internet via rede Wi-Fi. Os visitantes e participantes devem seleccionar a rede Wi-Fi “2018MIECF” nos seus aparelhos electrónicos para usufruir dos serviços.