(Portuguese)MIECF 2017 – Informações adicionais
“Fórum Verde”
O Dr. Achim Steiner foi convidado como orador principal do MIECF 2017. O Dr. Steiner trabalhou como director executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e desempenha, actualmente, as funções de director da Oxford Martin School e vice-presidente Internacional do Conselho Chinês para a Cooperação Internacional em Meio Ambiente e Desenvolvimento. A sua intervenção irá debruçar-se sobre o tema do evento, “Desenvolvimento Verde Inovador para um Futuro Sustentável”.
Nos dias 30 e 31 de Março, serão realizadas oito sessões e uma sessão especial no âmbito do “Fórum Verde”, incluindo: “O Futuro da Indústria Transformadora – Economia Sustentável Inovadora”; “Negócios Verdes do Turismo Costeiro Sustentável”; “Plano para o Desenvolvimento Verde Inovador” (co-organizado pelo Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Ministério da Protecção Ambiental); “Métodos para Melhorar a Eficiência de Edifícios Verdes”; “Gestão Costeira Sustentável, Adaptação Climática e Resiliência das Cidades”; “Maximização da Poupança Energética nos Edifícios – Eficiência e Avaliação”; uma sessão especial sobre “Inovação Ambiental para um Desenvolvimento Sustentável”, conduzida pelo Dr. Steiner; uma sessão sobre a Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas; e o “Fórum Químico Verde – Comércio de Emissões Contribuindo para o Desenvolvimento de uma Indústria de Baixo Carbono”.
“Mostra Verde”
Este ano, o espaço do Pavilhão de Macau será aperfeiçoado com a instalação, pela primeira vez, do “Espaço Verde de Contactos” e da “Área de Exposições e Negociações”, numa tentativa de optimizar a utilização do espaço, bem como de criar uma experiência nova para os visitantes. Ao mesmo tempo, de acordo com o tema do MIECF 2017 “Desenvolvimento Verde Inovador para um Futuro Sustentável”, será também criada no Pavilhão de Macau a “Área de Exposição de Tecnologias Inovadoras de Protecção Ambiental”, tendo em exposição um total de 11 das mais recentes tecnologias e produtos de protecção ambiental. A edição deste ano da “Mostra Verde” irá ainda contar com a instalação – pela primeira vez – do Pavilhão de Pequim e do Pavilhão da República Checa.
“Dia da Cooperação Empresarial Verde”
“O Dia da Cooperação Empresarial Verde” será organizado na tarde do primeiro dia do MIECF 2017 (30 de Março), com duas sessões sob o “Fórum Verde” e uma cerimónia de assinatura de protocolos no mesmo dia. As sessões têm início às 14 horas, no Sicily Room 2401-2502, no Venetian Macao-Resort-Hotel. A primeira sessão irá debater o “Futuro da Indústria Transformadora – Economia Inovadora Sustentável”, enquanto a segunda sessão será centrada em “Negócios Verdes do Turismo Costeiro Sustentável”. Estas sessões têm o objectivo de promover o intercâmbio e a cooperação entre governos, indústrias, o sector académico e o sector de investigação e desenvolvimento de Macau, do Pan-DRP e de outras partes do globo. Após as sessões, serão assinados vários protocolos de cooperação ambiental, cuja cerimónia será realizada às 17 horas, no Hall de Exposições A do Venetian Macao-Resort-Hotel.
Fortalecer a eficiência das bolsas de contacto, promover o intercâmbio online
Para que o MIECF possa desempenhar plenamente a sua função de plataforma verde, intensificar a ligação de projectos ambientais entre Macau, a Região do Pan-DRP e a UE, assim como aproveitar ao máximo a “Plataforma de Serviços das Bolsas de Contacto Online”, o IPIM irá estabelecer de forma permanente a plataforma “Intercâmbio Verde”. Esta é uma plataforma especial para a promoção de bolsas de contacto online relacionados com projectos ambientais, que visa promover a “cooperação regional”, “transferência de tecnologia” e “benefícios mútuos” para todas as partes envolvidas. Além disso, a plataforma “Intercâmbio Verde” irá criar mais oportunidades para o intercâmbio e cooperação entre empresas verdes de Macau e de outras partes do mundo.
“Dia Verde do Público”: Desfrute de uma Vida Verde
O último dia do MIECF 2017 será aberto ao público, permitindo que este conheça e participe neste evento internacional. O “Dia Verde do Público” pretende promover o conceito de uma vida amiga do ambiente e um estilo de vida com baixo teor de carbono. Este ano, o “Dia Verde do Público” será subordinado ao tema “Vamos Criar um Ambiente Verde – Reduzir Desperdícios, Valorizar os Alimentos”. Serão organizadas várias actividades temáticas orientadas para famílias, com o objectivo de consciencializar a geração mais jovem para a necessidade da protecção ambiental. Será também organizado o Eco-Mercado, onde serão vendidos produtos amigos do ambiente, proporcionando uma oportunidade para o público experimentar um estilo de vida verde.
Visitas Guiadas
Os visitantes profissionais e outros participantes serão convidados a visitar infra-estruturas de tratamento de resíduos electrónicos em Macau, bem como a visitar o Sands Cotai Central. Os hotéis Conrad Macao, Sheraton Grand Macao e Holiday Inn Macau – todos localizados no Sands Cotai Central – venceram prémios na categoria “ouro” da última edição do “Prémio Hotel Verde Macau”.
Organizando os delegados da indústria de protecção ambiental para visita de estudo à Região do Zhongshan do Rio das Pérolas
De forma a aumentar a eficácia do MIECF 2017 e reforçar o papel de Macau enquanto plataforma de cooperação, o IPIM irá organizar, no dia 1 de Abril (terceiro e último dia do evento), uma visita à Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas para as delegações da UE, dos Países de Língua Portuguesa e de Macau que participam na nova edição do MIECF. As delegações irão visitar a cidade de Zhongshan, na Província de Guangdong.
MIECF oferece o serviço de Wi-Fi gratuitamente
A fim de facilitar o intercâmbio e comunicação online para os empresários que participam no 2017MIECF, enquanto dentro ou fora do recinto da exposição, o uso gratuito de Wi-Fi será disponibilizado durante o evento. Você pode experimentar o serviço de Wi-Fi pesquisando “2017MIECF” na lista de rede e introduzindo a senha “2017MIECF”.