(Portuguese) 10.o Aniversário do MIECF, Evento Reforça Papel como Principal Plataforma Verde
O Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau 2017 (MIECF 2017) é co-organizado pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China e pelos governos provinciais e regionais da Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas (Pan-DRP). O evento conta também com a colaboração da Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China, do Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China, do Ministério da Protecção Ambiental da República Popular da China e do Ministério da Indústria e Tecnologias da Informação da República Popular da China, enquanto Organizações Especiais de Apoio. Coordenado pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) e pela Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental (DSPA) da RAEM, o MIECF 2017 realiza-se em Macau entre os dias 30 de Março e 1 de Abril de 2017.
A 10.ª edição deste fórum decorrerá sob o tema “Desenvolvimento Verde Inovador para um Futuro Sustentável”. O evento reúne especialistas de renome internacional do sector ambiental, dirigentes governamentais, empresários e organizações profissionais, que participarão numa série de actividades oficiais, sessões de intercâmbio e debates. Trata-se de uma ocasião de relevo para discutir oportunidades no sector de negócios amigos do ambiente e promover o desenvolvimento do sector ambiental local.
Desde a sua primeira edição, em 2008, o MIECF tem assumido um papel de liderança no âmbito dos eventos ambientais internacionais na Região do Pan-DRP, constituindo uma referência para outros países e regiões. Com actividades como a “Mostra Verde”, o “Fórum Verde”, o “Encontro de Rede Contactos Verdes” ou o “Dia Público Verde”, o MIECF funciona como uma plataforma para negócios amigos do ambiente, e como uma plataforma de intercâmbio de informação e tecnologias entre a Região do Pan-DRP e os mercados internacionais. O evento ajuda a gerar novas oportunidades de negócio e a consciencializar o público para a importância das questões ambientais. Em 2011, o MIECF foi acreditado pela UFI – Associação Global da Indústria de Exposições.
MIECF – nove anos de crescimento
A área de exposição – “Mostra Verde” – foi alargada significativamente para mais de 16.900 metros quadrados no ano passado, em comparação com 6.900 metros quadrados em 2008. Ao longo deste período, o número de expositores subiu para mais de 460, provenientes de 20 países e regiões – em 2008, havia 164 expositores de oito países e regiões (incluindo as cidades “9+2” da Região do Pan-DRP). O MIECF foi sempre apoiado pelos governos provinciais e regionais – bem como pelos diversos departamentos competentes – da Região do Pan-DRP, tendo atraído, no ano passado, mais de 215 organizações de destaque. Ao longo dos últimos nove anos, realizaram-se 60 fóruns profissionais nas edições do MIECF, tendo sido assinados mais de 240 projectos de cooperação, mais de 90 por cento dos quais foram já implementados. Esses projectos envolvem uma série de países e regiões, nomeadamente a China, França, Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul, Moçambique, Portugal, Singapura, Taiwan, Hong Kong e Macau. Todos os participantes concordam que o MIECF tornou-se, gradualmente, numa plataforma proeminente entre a Região do Pan-DRP e o sector ambiental internacional.
Com o objectivo de alicerçar melhor os progressos alcançados pela comunidade no âmbito da protecção ambiental, o MIECF tem procurado enriquecer e optimizar os seus conteúdos e iniciativas, promovendo acções de intercâmbio e apresentando as últimas novidades em termos de produtos e tecnologias ecológicos. Em 2011, pela primeira vez, vários hotéis locais foram convidados a participar no “Encontro de Rede Contactos Verdes”. Desde 2013 que os corredores do recinto não são alcatifados e são utilizados materiais de construção recicláveis na montagem das estruturas do recinto, a fim de promover o conceito de uma exposição amiga do ambiente. Desde a sua implementação, ambas as medidas contribuíram para reduzir em média 80 por cento do lixo produzido pelo MIECF. Nesse mesmo ano, os organizadores colaboraram com organizações do sector ambiental da Província de Guangdong para organizar o “MICE Through-train Service”, um serviço de comboio que visa facilitar a participação de profissionais da Região do Pan-DRP nas actividades do MIECF.
Tendo em conta as “Orientações para o Aprofundamento da Cooperação Regional do Pan-Delta do Rio das Pérolas”, emitidas pelo Conselho de Estado o ano passado, o MIECF 2016 organizou a “Sessão Verde – Tecnologias e Políticas de Gestão de Resíduos Sólidos no Pan-DRP” e o “Seminário de Tecnologia Ambiental da Região do Pan-DRP”, entre outras conferências. No ano passado, foi também estabelecida uma zona temática de exposições, que abrangeu os temas de gestão de resíduos, construção verde e transportes ecológicos. No mesmo ano, foram organizadas, pela primeira vez, diversas visitas guiadas destinadas a representantes de uma série de divisões e departamentos governamentais.
MIECF 2017 reforça papel de plataforma verde
O tema do MIECF 2017 – “Desenvolvimento Verde Inovador para um Futuro Sustentável” – surge em resposta à campanha ambiental global que visa transformar a inovação verde no principal motor de desenvolvimento social, bem como a fim de complementar as orientações de desenvolvimento constantes do 13.º Plano Quinquenal da China Continental. O conceito de “Desenvolvimento Verde” não só foi mencionado no “13.º Plano Quinquenal para a Protecção do Ambiente Ecológico” e nas “Orientações para o Aprofundamento da Cooperação Regional do Pan-Delta do Rio das Pérolas”, mas também no “Plano Quinquenal de Desenvolvimento da RAEM (2016-2020)”, promulgado pelo Governo de Macau. A caminho do seu 10.º aniversário, o MIECF 2017 prepara-se para reforçar o sucesso de Macau como plataforma para a cooperação e intercâmbio entre a Região do Pan-DRP e os mercados internacionais – com destaque para o sector ambiental da China interior, da União Europeia e dos Países de Língua Portuguesa –, facilitando a cooperação e o desenvolvimento entre empresas internacionais ligadas à área da protecção ambiental.
O MIECF continua a contar com o apoio da Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China, do Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China e do Ministério da Protecção Ambiental da República Popular da China. A estas Organizações Especiais de Apoio junta-se este ano o Ministério da Indústria e Tecnologias da Informação da República Popular da China, o que demonstra a relevância do evento enquanto plataforma verde capaz de promover a protecção ambiental na região.
O Dr. Achim Steiner, antigo director executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, será o principal orador do “Fórum Verde” do MIECF 2017, onde serão abordadas inovações e tendências relacionadas com o desenvolvimento costeiro, a construção ecológica, o desenvolvimento industrial e as alterações climáticas. A “Mostra Verde” irá apresentar as mais recentes novidades ao nível dos materiais de construção ecológicos e de outras soluções e produtos inovadores amigos do ambiente.
Em conjunto com a “Plataforma de Serviços das Bolsas de Contactos Online”, o MIECF 2017 irá promover o intercâmbio e a colaboração entre empresas regionais do sector do ambiente, impulsionando novas oportunidades para negócios verdes. O “Dia Público Verde” permitirá abrir as portas do MIECF à comunidade, acolhendo uma série de actividades destinadas às famílias, permitindo ao público melhorar os conhecimento sobre a crescente tendência internacional para a protecção ambiental, consciencializando os cidadãos e encorajando-os a tomarem a iniciativa de colocar em prática uma série de conceitos ambientais.
Para mais informações sobre o MIECF 2017, por favor visite a página oficial do evento na Internet: http://www.macaomiecf.com/miecf2017/
MIECF celebra este ano o seu 10.º aniversário