(Portuguese) MIECF 2016 Lança Três Novas Zonas de Exposição Dedicadas, à Indústria de Protecção Ambiental para Mais Oportunidades de Negócio
O Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau 2016 (MIECF) realiza-se entre os dias 31 de Março e 2 de Abril, no Venetian Macau Hotel-Resort, sob o tema “Economia Verde – Oportunidades para a Gestão de Resíduos”.
A edição deste ano do MIECF inclui uma nova área de exposição com três zonas temáticas focadas, respectivamente, na Gestão de Resíduos, Construção Sustentável e Transportes Sustentáveis. Estas novas zonas procuram promover a protecção ambiental, ao mesmo tempo que permitem aos visitantes conhecer em primeira mão as mais recentes tecnologias amigas do ambiente, fomentando igualmente novas oportunidades de negócio.
Os organizadores do MIECF optaram pela não utilização de carpetes – ou outro tipo de material – para cobrir os passeios principais da exposição. A medida visa promover o conceito da protecção ambiental, bem como criar a imagem de uma exposição verde.
A cerimónia de abertura do MIECF 2016 decorre na próxima quinta-feira (31 de Março). Esta edição do evento conta com a participação de mais de 460 expositores, provenientes de mais de 20 países e regiões, e terá uma área de exposição com cerca de 16.900 metros quadrados. Mais, esta edição continuará a contar com os pavilhões da região do Grande Delta do Rio das Pérolas, da Europa, dos Países de Língua Portuguesa e dos Estados Unidos. Além disso, este ano conseguiu-se atrair num total de 21 empresas de renome da indústria verde, provenientes da China interior, Alemanha, Suécia, Hong Kong, Macau e Taiwan, para serem “Expositores VIP” do evento.
Nova zona de exposição dedicada à indústria de protecção ambiental
Em linha com o tema da edição deste ano do MIECF, a “Exposição Verde” irá contar com uma nova área de exposição dedicada à indústria de protecção ambiental, composta por três zonas temáticas: Gestão de Resíduos, Construção Sustentável e Transportes Sustentáveis. Esta nova área junta-se às já existentes, incluindo: a zona do Grande Delta do Rio das Pérolas; a zona dos Países de Língua Portuguesa; o Pavilhão da União Europeia; o Pavilhão dos Estados Unidos; o Pavilhão de Macau; e a zona para empresas de Macau.
A exposição temática sobre Gestão de Resíduos centra-se na política dos 5Rs – Reduzir, Reutilizar, Recuperar, Renovar e Reciclar que são as palavras-chave para quem é defensor do meio ambiente –, que visa reduzir a produção de resíduos. Serão apresentadas tecnologias ligadas à separação e reciclagem de resíduos, soluções para gestão de resíduos, técnicas para produção de energia a partir de resíduos, e tecnologias para o tratamento de sedimentos e conservação de água.
A exposição temática sobre Construção Sustentável irá apresentar as mais recentes tecnologias de construção sustentável, sistemas eficientes de gestão de edifícios, sistemas de aquecimento e refrigeração energeticamente eficientes e soluções de apoio ambiental ao sector da construção.
A exposição temática sobre Transportes Sustentáveis foca uma mostra de autocarros e motociclos eléctricos. Vão ser também apresentadas soluções ligadas ao reabastecimento de veículos eléctricos e novos sistemas de bateria, bem como tecnologias amigas do ambiente para o sector logístico.
Esforço colectivo para criar um evento sustentável
O Governo de Macau tem envidado todos os esforços para promover o conceito de redução de resíduos na fonte geradora. No final do ano passado, foram publicadas as “Instruções para a redução, o tratamento e a separação de resíduos de materiais resultantes de convenções e exposições”, com vista a incentivar as empresas do sector das convenções e exposições a adoptarem práticas amigas do ambiente.
Os organizadores desta edição do MIECF, para além, tal como sempre, de optarem por não cobrir as principais passeios da exposição com qualquer tipo de material, os expositores foram encorajados a usar conceitos amigos do ambiente na produção dos seus mostruários, bem como a reduzir a produção de resíduos e reutilizar/reciclar recursos. Todos os expositores foram convidados a participar no “Prémio de Mostruário Verde” e no “Plano de Bonificação de Tarifas de Electricidade Verde”. O objectivo é reduzir o impacto ambiental do evento.
Outro factor de destaque, na edição deste ano do MIECF, é o Pavilhão de Macau, desenhado e construído de forma ecológica, utilizando materiais amigos do ambiente na decoração e iluminação.
Na construção da zona VIP da exposição, foram reutilizadas garrafas de plástico, devidamente lavadas após a sua recolha. Estes materiais serão posteriormente doados a organizações de caridade, para reutilização em actividades educacionais ou outros fins.
Para mais informações, consulte a página electrónica:
http://www.macaomiecf.com/miecf2016